Apresentação de trabalhos

Veja o regulamento abaixo

Fórum clínico, Fórum científico e Temas livres

Objetivos

Os Fóruns e Temas livres são modalidades de apresentação que tem como objetivo possibilitar a apresentação de trabalhos científicos ou casos clínicos por Cirurgiões-dentistas (periodontistas ou implantodontistas) e alunos de graduação e pós-graduação.

 

Regulamento

Os trabalhos deverão ser submetidos em forma de resumo para a avaliação por parte da comissão científica, seguindo as normas descritas abaixo.

 

Fórum clínico

Destinado à apresentação de casos clínicos com enfoque na especialidade de Periodontia ou Implantodontia. O caso clínico apresentado deve ser inédito (não ter sido publicado anteriormente) e cada apresentador terá 15 minutos para descrição do caso, seguidos de 5 minutos para arguição por parte da banca. Podem submeter trabalhos, na modalidade Fórum clínico, Cirurgiões-dentistas com atuação nas especialidades de Periodontia e/ou Implantodontia.

 

Fórum científico

Destinado à apresentação de trabalhos de pesquisa produzidos como dissertação de Mestrado, tese de Doutorado ou Pós-doc. Os trabalhos devem possuir resultados para apresentação (não serão aceitos resumos que não contenham resultados) e ser obrigatoriamente inéditos (não ter sido publicados ou apresentados anteriormente). Cada apresentador terá 15 minutos para apresentação do trabalho, seguidos de 5 minutos para arguição por parte da banca.

 

Temas livres

Destinado à apresentação de trabalhos científicos, casos clínicos ou trabalhos de revisão da literatura que não se enquadrem nas categorias Fórum clínico e científico. Os trabalhos poderão ser apresentados por alunos de graduação/especialização ou cirurgiões-dentistas. Serão aceitos: relato de um caso clínico com enfoque nas áreas de Periodontia e/ou Implantodontia; trabalhos de iniciação científica, que tenham sido conduzidos sob supervisão de um Professor orientador; revisões da literatura e trabalhos científicos não relacionados com dissertações ou teses produzidas por alunos de pós-graduação Strictu sensu. Os trabalhos de pesquisa deverão ter resultados e ser obrigatoriamente inéditos (ainda não publicados ou apresentados em outros eventos). Cada apresentador terá 15 minutos para apresentação, seguidos de 5 minutos para arguição por parte da banca.

 

Painéis científicos (digitais)

A modalidade painéis científicos é destinada a apresentação de casos clínicos; descrição de técnicas de tratamento e trabalhos de pesquisa (clínica ou pré-clínica) e revisões da literatura. Os trabalhos serão selecionados a partir dos resumos submetidos e apresentados no formato digital. Os painéis deverão ser produzidos e enviados para a comissão organizadora seguindo o seguinte padrão(formato pdf, medidas: altura 120cm e largura 80cm). Os autores devem atentar para o tamanho das fontes e resolução das imagens inseridas no trabalho, para garantir a
adequada visualização. O nome do autor responsável pela apresentação deverá aparecer como primeiro autor e destacado (sublinhado). É recomendada a inclusão de uma foto (formato 3x4 ou similar) do apresentador no canto superior esquerdo e o logotipo do Congresso SOBRAPE 2019 no canto superior direito.

 

Resumos

Os resumos deverão ter no máximo 250 palavras e incluir: objetivos, materiais e métodos, resultados e conclusões (no caso dos trabalhos de pesquisa) ou uma breve descrição do caso apresentado e sua relevância clínica (para relatos de caso clínico).

 

Autoria

Cada autor principal (apresentador) poderá submeter apenas 1 trabalho em cada modalidade, respeitando o limite de até 4 co-autores.

 

Seleção dos trabalhos

Os resumos enviados serão analisados por uma banca avaliadora que selecionará os melhor pontuados para apresentação oral durante o congresso. Os trabalhos não selecionados para apresentação oral que tiverem sido bem avaliados serão indicados para apresentação na modalidade painel científico (caso seja de interesse dos autores).

 

Inscrição no congresso

É obrigatória a inscrição do apresentador no congresso para que seja confirmada a apresentação do trabalho.

 

Apresentação

Cada apresentação terá a duração de 15 minutos, seguidas por 5 minutos adicionais para arguição por parte da banca. O autor/apresentador deverá trazer a apresentação em arquivo formato Powerpoint ou Keynote.

 

Avaliação

Os trabalhos/apresentações serão avaliados por uma banca examinadora que pontuará critérios como: metodologia, apresentação visual, desenvoltura na apresentação, conteúdo, adequação ao tempo, relevância clínica/científica, respeito ao tempo de apresentação.

 

Resultados/premiação

Os melhores trabalhos de cada categoria serão definidos com base na pontuação obtida após avaliação pela banca, sendo elegíveis à premiação oferecida pela Comissão organizadora (divulgada posteriormente).

 

Anais

A Comissão Científica do XXVIII Congresso Brasileiro de Periodontologia informa que os resumos submetidos e aprovados serão publicados em anais da Revista da Sobrape.

 

Encaminhe suas dúvidas para:

Fábio Vidal Marques
E-mail: inovaperio@gmail.com

 

 

Formulário para inscrição de trabalhos

A data limite para submissão dos trabalhos é 5 de abril de 2019.

Em caso de dúvidas envie um e-mail para: inovaperio@gmail.com

Apresentador/instituição de origem:

Co-autores/instituição de origem:

Modalidade de apresentação(fórum científico, fórum clinico, tema livre ou painel):

Título do trabalho:

Resumo:

Seu e-mail:

WordPress Theme built by Shufflehound.